segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Meu querido pai - Uma lembrança, uma poesia

O mês de outubro é o mês dos poetas e suas poesias e também das crianças. No dia 4/10, comemoramos o dia internacional do poeta e no dia 20/10 comemoramos o dia Nacional do poeta. Nossas crianças são homenageadas no dia 12/10. Que mês rico em festas!...

Neste tão belo mês, vem à minha mente as doces lembranças que remontam à infância, quando morávamos todos juntos, eu, meu pai, minha mãe e meus queridos irmãos.

Foi com meu pai que eu tive o primeiro contato com as poesias e seus poetas. Ele sempre recitava lindas poesias e, após cada uma, contava-nos uma pequena biografia dos autores; lembro-me como se ainda fosse hoje.

Em homenagem a meu pai, às crianças e aos poetas, postarei, durante o mês de outubro, algumas poesias que meu pai recitava para nós. Hoje em dia, quando as lemos, recitamos e ouvimos, sempre nos comovemos.

Antes, vejam, uma pequena biografia de meu pai:

René de Deus Vieira– Meu pai, um grande homem.
René de Deus Vieira, nasceu na cidade do Carmo do Paranaíba – MG, no dia 28 de fevereiro de 1919 e faleceu em Patos de Minas – MG no dia 05 de março de 2011.
Estudou engenharia civil na faculdade de Engenharia de Ouro Preto – MG, mas faltando pouco tempo para se formar teve que abandonar os estudos; para ele foi uma grande tristeza. Anos depois, graduou-se em Matemática e Física pela Faculdade de Filosofia de Patos de Minas- FAFIPA.
Veizinho, como mamãe sempre o chamou carinhosamente, educou-nos com sua voz, pois foi professor de Matemática e Física no Colégio Estadual de Patos de Minas, até completar 70 anos. Lecionou também estas matérias em vários outros colégios particulares da mesma cidade, assim como na Faculdade de Filosofia de Patos de Minas – FAFIPA.
Só parou de lecionar quando completou 80 anos de idade. Que grande exemplo...

Além de professor, era também um grande orador. Como era maravilhoso ouvir seus discursos, nas formaturas de seus alunos, como paraninfo de turmas, que aconteceu durante muitos anos. Quando terminava de falar era aplaudido de pé . Falava forte, com firmeza e não se alongava muito. Parecia um locutor descrevendo uma ideia. Seus discursos eram comentados por todos, durante dias seguidos.Com tristeza, nós lamentamos não termos guardado nenhum de seus discursos para recordação.

Com meu pai, nós pudemos aprender o que há de mais gratificante para a vida. Ele nos transmitiu os melhores valores com seu exemplo e suas poesias. Gostava tanto de poesias e recitava tanto que nos influenciou e nos ensinou muitos valores para nossa vida através delas. Aprendemos muito com ele. Conhecemos muito das vidas dos poetas e escritores, pois depois de recitá-las falava de seus autores.

Professor René como todos o chamam até hoje, pois sua memória é forte na cidade onde viveu durante anos e anos, não só educou seus filhos com seu exemplo e palavras, como também foi uma porta para muitos outros jovens vencerem na vida.
Ele foi um Pai amoroso, esposo dedicado, cristão devoto.
Por sua cultura e intelectualidade, tendo lido muitas poesias e demais artigos literários, passou a ser o maior contador de causos. Causos estes que agradavam crianças, jovens e adultos.
Ministrava suas aulas de física e matemática, ensinando essas duas matérias difíceis com histórias e causos. Era muito querido por todos seus alunos e corpo docente.
Seus ex-alunos nunca deixaram de visitá-lo. Vinham de longe só para ouvi-lo. E como davam risadas. Eram momentos de muita alegria.
Foi um homem humilde, apesar de possuidor de uma grande inteligência e cultura.
Sabia muito de tudo e aproveitou desta sua cultura para encaminhar todos que por ele passaram.
Casado com Serafina Mundim Vieira, uma senhora que não a comparamos com ninguém, pois ela é única. Ele dizia: “Sua mãe é uma santa.” Mulher forte e guerreira que lutou com ele lado a lado na criação de seus sete filhos e netos. Também nos educou com a voz. Foi professora primária na rede estadual até completar o tempo para se aposentar. Paralelamente foi uma florista de mão cheia. Hoje curte os filhos, netos e bisnetos, genros e noras e vive saudosa de seu amado esposo René, o seu Veizinho como sempre o chamou.
Nosso pai viveu conosco até os seus 92 anos. Foi uma benção tê-lo por tantos anos.
Tenho muito orgulho do Senhor meu querido e saudoso PAI.

Notas:
As biografias, poesias e poemas que serão postados no decorrer do mês de outubro serão extraídos, na íntegra, dos livros que meu pai estudou no colégio de São João Del Rei – Minas Gerais, razão pela qual vamos encontrar palavras e frases no Português antigo. Os livros são:

1-ANTOLOGIA BRASILEIRA – Seleta em Prosa e Verso de Escritores Nacionais (1948), de Eugênio Werneck. Eição atualizada.  - Livraria Francisco Alves, Ed. Paulo de Azevedo Ltda.

2-SELECTA EM PROSA E VERSO – Dos Melhores Autores Brasileiros e Portugueses (1930), de Alfredo Clemente Pinto. Livreiros - Editores - Livraria Selbach de J. R. da Fonseca & Cia. Porto  Alegra - Rua Marechal  Floriano n. 10.

3- Gramática e Antologia Nacional - 5a. Série -Arte Literaria - Literatura Portuguesa e Brasileira (1935), de J. Mesquita de Carvalho. Ed. da Livraria do Globo - Porto Alegre.

4- Pequena Edição dos Sonetos Brasileiros - 122 Sonetos E Retratos - Edição Augmentada (1929), de Laudelino Freire. Editora F. Briguiet & Cia - Rio  de Janeiro.

5- Livro de Recordações - Páginas Seletas - de Seraphina Borges Mundim durante o período que estudou em Araxá - MG - (1937)


A Antologia Brasileira foi um dos seus maiores xodós.

Hoje, quem desejar adquirir estas preciosas obras para sua biblioteca, precisa recorrer aos Sebos de nosso país. O Livro de Recordações do Colégio não vão encontrar, pois é particular de nossa mãe. Hoje pertence a minha irmã Valderez Rivani de Deus, A Fia, como papai sempre a chamou.

Não se esqueçam de nos visitarem durante este mês de outubro para saborearem as lindas poesias e poemas recitados pelo meu Pai, Professor René, o “Veizinho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!