quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cada dia, uma poesia - DEUS

Hoje dia 31 de outubro de 2012, está fazendo 1 ano , 7 meses e 26 dias que meu pai o grande Professor René de Deus Vieira nos deixou.

Ele partiu, mas está vivo, sempre presente em nossos corações. Jamais será esquecido. Deixou para sua família e as pessoas que o conheceram grandes lições de vida.

Todas as poesias e poemas que postei durante este mês foram recitados, por este amado Pai e ilustre Professor.

Ele usava das poesias para nos ensinar as coisas da vida. Recitava também porque gostava muito.

Termino o mês postando uma poesia que ele nos recitava para dizer quem era DEUS.

Ainda faltam algumas poesias que ele recitava com frequência. Eu as postarei nos dias seguintes.

São poesias lindas, que nos dizem muito e que hoje são esquecidas. Aguardem!...

 
DEUS
 
Eu me lembro! eu me lembro! – Era pequeno
E brincava na praia; o mar brania,
E, erguendo o dorso altivo, sacudia
A branca escuma para o céu sereno.

E eu disse a minha mãe nesse momento:
“_ Que dura orquestra! Que furor insano!
Que pode haver maior do que o oceano
Ou que seja mais forte do que o vento?”

Minha mãe a sorrir olhou p'r'os céus
E respondeu: “– Um ser, que nós não vemos,
É maior do que o mar, que nós tememos,
Mais forte que o tufão! Meu filho, é - Deus!”

 
Cassimiro José Marques de Abreu: nascido em Barra de S. João em 4 de janeiro de 1837, foi, sem dúvida, o mais popular dos poetas brasileiros e um dos mais notáveis líricos da segunda geração romântica; é o poeta do amor e da saudade.
O pai o destinara à carreira comercial, para a qual, entretanto, não sentia a menor vocação. Mandado para Portugal, dalí voltou quatro anos depois, então já minado o frágil organismo pela pertinaz doença que o devia levar em pouco ao túmulo; Faleceu em 18 de outubro de 1860, en Nova Friburgo.
O poeta pôde ainda ouvir, na laranjeira à tarde, cantar do sabiá;
Primaveras, versos publicados em 1850, é a sua principal obra.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!