domingo, 10 de agosto de 2014

Dia dos Pais

Este dia é maravilhoso pois comemoramos o dia daquele que nos educou, nos deu exemplo, nos amou, e nos ensinou a caminhar.

PAI, palavra tão pequena e que significa muito. PAI, amor que não se compara.
Ter um PAI é ter um porto seguro que nunca se desmancha, nunca se danifica, nunca desaparece. Ele é eterno.

Meu PAI foi para os filhos e netos este ancoradouro, este alicerce durante toda sua vida e, Deus nos deu a alegria de te-lo ao nosso lado durante 92 anos.

Hoje seu exemplo é vivido, seguido, e cultuado por nós seus filhos e netos, assim como por muitos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Estendo a todos os pais do Brasil e do mundo as palavras ditas no discurso pronunciado por meu irmão, Helvécio de Deus Severo, em homenagem ao nosso pai.

A seguir as palavras do Coronel Severo, o filho caçula de René de Deus Vieira, no dia em que a Turma do Tiro de Guerra da cidade de Patos de Minas, homenageou o saudoso Professor dando-lhe o seu nome para a turma de 2014.

Srs e Sras autoridades aqui presentes. Srs atiradores da Turma TG 04-013/2014, queridos presentes.Em nome da minha mãe, que está aqui presente, e em nome da família “Deus Vieira”, venho aqui prestar nossos agradecimentos pela escolha do nome do nosso pai, e querido Professor René, para intitular esta nova turma de atiradores do Tiro de Guerra de Patos de Minas.Certamente ele, de onde estiver, estará muito feliz com esta homenagem, pois ela, juntamente com outras já ofertadas a ele pela sociedade patense, vem confirmar que ao longo de sua vida o nosso professor atingiu as metas por ele tão perseguidas.Dono de uma personalidade forte e de uma determinação sem igual, o meu pai e o nosso mestre tinha a ambição de fazer com que seus discentes se tornassem pessoas melhores, inteligentes, e, porque não, expoentes da sociedade brasileira, pois sabia que somente com educação seria possível mudar nosso país.Bom, eu poderia passar a noite discorrendo sobre as qualidades desse grande homem, mas resolvi enfatizar apenas quatro delas, que sugerem das iniciais da frase Professor René de Deus Vieira:

Da letra P, de Professor, me veio à mente a palavra Proficiência, que se entende por conhecimento cabal e perfeito de alguma ciência ou arte.  Inquestionavelmente o professor era proficiente no exercício das ciências exatas, mas o que talvez a maioria não saiba é que ele foi muito melhor na arte de ajudar na formação do cidadão, fosse ele seu aluno, ou não. E foi por essa visão que mesmo aqueles que não tinham muita afinidade com a matemática tinham para com ele grande apreço, sendo esta homegem uma prova cabal dessa faceta de sua personalidade.Da letra R, de René, vem à memória a palavra Reconhecimento. Não se trata aqui do reconhecimento que ele recebeu formalmente ao longo da vida, mas da que ele prestou reservadamente aos seus alunos, parentes e amigos, quando a ele lhes foram apresentadas as vitórias e derrotas de cada um.Do seu jeito ímpar, o meu pai foi capaz de extrair de dentro de toda a sua simplicidade, palavras de incentivo e de direcionamento, de carinho e de repreensão nos momentos mais pertinentes, tendo sido capaz de mostrar um rumo a ser seguido a cada um que o procurava. E também, como não poderia ser diferente, também teve a capacidade de reconhecer suas impossibilidades frente a certos fatos da vida, momento em que era acolhido por todos que o admiravam e amavam, tendo sido assim até sua partida.

Do D, de Deus, não poderia decorrer outra palavra que não a Doação: Doação é o substantivo mais pertinente a qualificar a profissão de professor, e, indubitavelmente, a função de pai.  Logo, posso dizer com prioridade que René de Deus Vieira passou pela vida para se doar duplamente a todos, tendo feito isso com maestria e muito amor.

Como pai, acredito que não preciso sequer adentrar nos exemplos de doação praticados por ele, mas como professor, vale ressaltar que foi por meio de horas de estudo, de trabalho e de persistência junto a jovens alunos que ele conseguiu fazer com que estes se tornassem adultos bem sucedidos como profissionais liberais, juízes, delegados, padres e até militares da escola de oficiais, os quais, hoje, já se tornaram coronéis e generais do Exército Brasileiro.        Do V de Vieira, decorre a palavra Valorização. Sério, austero e firme em suas convicções eu me lembro bem quando aos oitenta anos de idade o pai nos disse que deixaria de fazer o que mais gostava, que era ser professor, para não prejudicar seus alunos, pois a defasagem de idade entre ele e seus discípulos estava se tornando uma dificuldade para que ele pudesse usar a matemática e a física como um fator de integração social.Disse isso por entender que o ensino anda de mãos dadas com os anseios da sociedade, e a ele, naquela idade, não estava mais sendo possível atender seus alunos com a tecnologia hoje disponibilizada, pois sabia que ela jamais se compararia aos instrumentos que ele aprendeu a utilizar para lecionar nos idos dos anos 60.

Entendeu, portanto, que como forma de valorização da escola e dos seus alunos, estava na hora do mestre sair de cena, ficando para aqueles que aprenderam com ele a lembrança de aulas e de ensinamentos que jamais se repetirão, e para aqueles que não o conheceram, a oportunidade de aprender ciências exatas como a modernidade se incumbiu de fazer.

Assim, com essas colocações, reafirmamos em nome do Professor René os nossos agradecimentos por essa homenagem tão valiosa para nós e para ele, que sempre foi amante da hierarquia e disciplina das forças armadas.

Muito obrigado.

Família Deus Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!