quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro Infanto - Juvenil

Hoje em dia, temos muitos motivos para sermos felizes, pois há anos alguém se preocupou com as crianças e jovens e começou a pesquisar, criar e escrever coisas interessantes sobre a vida e os costumes do povo,  com base na oralidade.
Hans Christian Andersen (1805 a 1875) criou e escreveu vários contos, tendo como raiz a tradição oral, popular e real, destacando-se pela sua originalidade em criar  histórias e personagens. Em sua infância ouviu muitas histórias contadas pelo seu pai. Andersen escreveu contos sobre sua vida de criança e adolescente; em muitos, deixou sua marca pessoal.

Nasceu na Dinamarca no dia 02 (dois ) de abril de 1805. Embora tenha nascido em uma família humilde,  isto não foi uma barreira para que se tornasse o mais conhecido escritor dinamarquês, cujos contos, até hoje, encantam as crianças e adultos de todo mundo.

Saiu em buscas do que o povo contava e escreveu vários livros para o público infanto – juvenil.  Alguns retratou sua própria vida, como O Patinho Feio. Seus contos, clássicos infantis, foram traduzidos para diversas línguas e ganharam o mundo:

       - A Vendedora de Fósforos;
- A Pequena Sereia;
-  A Roupa Nova do Rei;
- O Patinho Feio;
- O Soldadinho de Chumbo;
- O Rouxinol e o Imperador da China;
- A Polegarzinha e tantos outros, que conhecemos ou já ouvimos falar.

Algumas de suas obras se tornaram filmes, como a Pequena Sereia, por exemplo.

O dia 02 de abril, é comemorado em mais de sessenta países, dia em que nasceu este grande escritor, que honrosamente recebeu o título de “criador da literatura infantil internacional”.

Hans Christian Andersen encantou as crianças e adultos ao acrescentar em sua literatura infantil o elemento lúdico: bichos e animais falantes, mudando o rumo da literatura infantil. As crianças cada vez mais se encantam com tudo isto e seu imaginário desenvolve de maneira harmoniosa e alegre.

Em 1822, seu talento foi descoberto por um dos diretores do Teatro Real e também impressionou pessoalmente o Rei da Dinamarca que patrocinou seus estudos. Cursou a Universidade de Copenhagen, onde começou a escrever poemas, novelas, peças, livros de viagem e, principalmente, os contos que o tornaram famoso. Foi também, ator, cantor e bailarino.

Hans Christian Andersen iniciou sua carreira literária com a sua primeira poesia: O Menino Moribundo.

A literatura infantil surgiu no século  XVII com Fenélon (1651 -  1715) e até hoje vem se tornando vultuosa em razão dos grandes escritores e ilustradores como Andersen e tantos outros.

Atualmente, o número de escritores e ilustradores brilhantes é enorme e o mundo todo agradece àqueles que de um jeito ou de outro procuram encantar as crianças com seus escritos, desenhos, filmes, teatros, e contação de histórias., etc. Cada um com seu talento.

Em homenagem a Andersen, foi criado o Prêmio Hans Christian Andersen, no qual, tivemos a alegria de ver três grandes brasileiros contemplados: Lygia Bojunca Nunes  - escritora ( 1982 ), Ana Maria Machado - escritora (2000) e Roger Mello – ilustrador (2014).

O Prêmio Hans Christian Andersen é o mais importante prêmio literário da literatura infanto-juvenil, considerado o Pequeno Nobel da Literatura.
Existe desde 1956 e é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People ( IBBY ), ( filiada à UNESCO) a escritores e ilustradores vivos, cujas obras deram uma contribuição duradoura para a literatura infantil e juvenil. Seu nome homenageia o poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis Hans Christian Andersen e consiste de uma medalha de ouro entregue pela rainha da Dinamarca, Margarida II da Dinamarca, patrona do prêmio.

Como um brinde do Grupo Descortinado Histórias a todos escritores e ilustradores de livros infantis, colocamos abaixo a lista dos homenageados com o Prêmio Hans Christian Andersen, desde sua criação em 1956.

Como justo reconhecimento, oferecemos nosso abraço aos contadores de histórias e a todos que de uma maneira e outra trabalham na divulgação dos livros.



Referências: Leitura de diversos artigos em sites na internet.
(Viva o Google e a Wikipedia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!