terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Encontros Literários


Sempre procuramos estar presentes aos eventos de contação de histórias, pois é uma das maneiras de ficarmos mais próximos de outros contadores e de suas histórias.

Em 04/12/2013, aconteceu na  Biblioteca Popular do Botafogo- Rio de Janeiro o evento: “Encontros Literários” da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro- Secretaria Municipal de Cultura, coordenado pelos contadores de histórias: Cléo Mota e José Mauro Brant.

Ao iniciar o evento, José Mauro Brant disse uma frase que me marcou:
 “O trabalho é a extensão das mãos e o livro é a extensão da imaginação”. Frase bem colocada e apropriada para o que viria no decorrer do evento, pois, ali o livro teve destaque, através das belas histórias contadas por vários contadores de histórias.

Fomos agraciados também neste dia com a presença de uma grande e rica contadora de histórias, Clara Haddad, que nos falou sobre sua carreira como contadora de histórias, respondeu  algumas perguntas feitas por José Mauro
e nos contou uma história de seu repertório. 
Ela é brasileira de origem sírio-libanesa, residente em Portugal.
Como profissão, é atriz e contadora de histórias. 
Como contadora de histórias, dedica-se de coração e nos beneficia com grandes projetos como:
- “Escola de Narração Oral” -  projeto itinerante pioneiro em Portugal do qual é a fundadora. 
- Encontro Internacional de Narração Oral “Porto de Contos”do qual é a produtora.
Sua experiência nos envolveu, fazendo cada um de nós contadores de histórias presentes pensarmos sobre este caminho e nesta gratificante profissão.

Dando continuidade ao evento, vários contadores de histórias presentes contaram lindas e enriquecedoras histórias. Após as histórias, Jomar  leu um belo Poema e  Lu Varello falou também um poema de Carlos Drumond de Andrade.

A última atividade, bem peculiar nos encontros promovidos por José Mauro Brant, foi posicionarmo-nos em círculo, entrelaçando os braços, para ficarmos bem pertinho uns dos outros e sentirmo-nos bem unidos. Logo em seguida, agradeceu a todos, terminando definitivamente este rico evento com um abraço de todos.

Foi uma tarde muito prazerosa.


José Mauro Brant e Clara Hadad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!