domingo, 22 de maio de 2011

Antologia Brasileira

A Antologia Brasileira é riquíssima em seu conteúdo: Contos, Poemas, Narrações, Humorismo, Curiosidades, etc. Resgatei neste tópico as Máximas e Pensamentos, extraídos do livro:
Anthologia Brasileira - Coletânea em Prosa e Verso de Escritores Nacionais.
Sexta Edição - Ano: 1916

2 comentários:

  1. MAXIMAS

    “O homem que cala e ouve não dissipa o que sabe e aprende o que ignora”

    “A realidade nunca dá quanto a imaginação promete”

    Autor: Marquês de Maricá.

    Sobre o Autor:

    Mariano José Pereira da Fonseca – Marquês de Maricá - nasceu no Rio de Janeiro de Janeiro, em 18 de maio de 1773 e morreu em 16 de setembro de 1848.

    Moralista e Filósofo, homem de estado, Ministro da Fazenda de 1823 – 25 e administrador.

    Como pensador e escritor de máximas e pensamentos e reflexões que o Marquês de Maricá teve um lugar distinto na história da literatura brasileira. Publicou-as no período da mais plena maturidade da sua inteligência: Dos sessenta aos setenta e três anos.

    ResponderExcluir
  2. PENSAMENTOS

    “A Ciência Humana é como uma ponte suspensa sobre o abismo, e cujas extremidades se perdem em espessos nevoeiros: Tudo nos parece claro e seguro, se caminhamos sobre a sua superfície; Tudo é obscuro e problemático, se examinarmos os seus pontos de apoio.”

    “A Ciência das Coisas da Natureza é como a luz que, quanto mais forte esclarece os corpos de um lado, tanto mais escura se projeta a sombra do outro.”

    Autor: Visconde de Araguaia

    Sobre o Autor:

    Domingos José Gonçalves de Magalhães - Visconde de Araguaia – representou importante papel no movimento romântico. Filósofo, historiador, poeta e escritorm de teatro. Foi ainda Ministro Plenipotenciário do Brasil em Washington e Roma, junto ao Vaticano, tendo ainda representado nosso país em Turin e Nápoles, Viena e Buenos Aires, em 1871, em missão especial.

    Exerceu cargos políticos e representou o Rio Grande do Sul na Câmara de 1845-48. Lecionou Filosofia no Colégio Pedro Segundo. Pertenceu ao Instituo Histórico.

    Nasceu no Rio de Janeiro, a treze de agosto de 1811 e faleceu em Roma, a dez de julho de 1882.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!